- Entrega e correcção da ficha de avaliação.
- Factores biotìcos- relações interespecificas e relações infra -especificas.
Factores bioticos
Predação é o hábito alimentar de muitos animais, que procuram activamente as suas presas, que são outros animais, os perseguem e capturam. São exemplos deste comportamento os leões e a maioria dos outros carnívoros terrestres, assim como muitos peixes como os tubarões.
Competição é a interacção de indivíduos da mesma espécie ou espécie diferentes (humana , animal ou vegetal) que disputam alguma coisa. Esta disputa pode ser pelo alimento, pelo território, pela luminosidade, pelo emprego, pela fêmea, pelo macho, etc. Logo, a competição pode ser entre a mesma espécie (intra-específica) ou de espécie diferente (interespecífica). Em ambos os casos, esse tipo de interação favorece um processo selectivo que culmina, geralmente, com a preservação das formas de vida mais bem adaptadas ao meio ambiente, e com a extinção de indivíduos com baixo poder adaptativo.
Parasitas são organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.
Mutualismo é a interacção entre duas espécie que se beneficiam reciprocamente, o que pode acontecer em várias modalidades.
Simbiose é uma relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos de espécies diferentes.
Comensalismo é uma relação na qual um dos seres intervenientes beneficia e o outro não é afectado.
Amensalismo é uma relação na qual um dos seres intervenientes é prejudicado e o outroindiferente
Sem comentários:
Enviar um comentário