terça-feira, 24 de junho de 2008

O que é um Aterro Sanitário?

O que é um Aterro Sanitário?
Aterro Sanitário pode ser definido como sendo um processo para disposição de resíduos no solo, especialmente o lixo domiciliar, que utilizando normas de engenharia específicas, permite uma confinação segura, no que diz respeito ao controle da poluição ambiental e de protecção ao meio ambiente.
O Aterro Sanitário veio permitir de uma forma gradual abandonar e encerrar as lixeiras existentes em Coimbra (Taveiro) requalificar essas áreas potencialmente poluídas. É uma solução técnica e ambientalmente adequada para o tratamento e destino final dos resíduos sólidos urbanos, pelo confinamento promovido aos materiais depositados, é imprescindível em qualquer sistema integrado de tratamento de resíduos, e não deve hoje de modo algum ser encarada ou confundida com uma lixeira.

Nele, só é depositado os resíduos que não puderem ser valorizados de outras formas, nomeadamente reutilização, reciclagem e valorização orgânica ou energética. Os resíduos depositados em aterro podem ainda ser valorizados, pois do seu processo normal de degradação resulta um gás – denominado de biogás – que pode ser utilizado para a produção de energia eléctrica, desde que tal seja economicamente viável.
Ao contrário do que ocorre nas lixeiras, os cuidados ambientais considerados na construção, exploração e selagem de um aterro sanitário garantem completa inoquidade para o ambiente e saúde das pessoas. Enquanto que numa Lixeira não existe qualquer tipo de sistema de impermeabilização, os resíduos eram depositados directamente no solo, no Aterro Sanitário existe um sistema de impermeabilização, drenagem e captação das águas lixiviantes, para evitar que possam atingir linhas de água ou até mesmos lençóis freáticos, causando graves danos no ambiente. Esta impermeabilização é conseguida conjugando geossintéticos e solos naturais.



Neste esquema pode visualizar-se o esquema genérico de um corte na camada de impermeabilização de um Aterro Sanitário. Enquanto que numa Lixeira não existe qualquer tipo de vedação, podendo ser feito qualquer tipo de deposição não controlada de resíduos, no aterro sanitário existe uma vedação fechada, sendo as entradas de pessoas e veículos controladas.
Enquanto que numa Lixeira os resíduos são deixados a céu aberto, atraindo e favorecendo a reprodução de animais como roedores e moscas, que são agentes de propagação de doenças contagiosas para as populações, num Aterro Sanitário os resíduos são diariamente recobertos com terra, o que reduz drasticamente a proliferação desses animais. A cobertura dos resíduos também evita a propagação de odores provenientes da sua decomposição.
No Aterro Sanitário de Taveiro também é vulgar os resíduos serem compactados.

Sem comentários: